Curiosidades das tribos africanas

1.tribos africanas
O continente africano foi o primeiro território a ser habitado e hoje é um dos mais ricos em diversidade cultural. A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Alguns dos mais de 50 países do continente possuem mais de 20 grupos diferentes. Cada um desses grupos e dessas tribos, que podem ser formados por centenas, milhares ou até milhões de pessoas, possuem sua própria cultura, tradições e costumes.
Esses costumes e tradições chamam a atenção por serem, em muitos casos, curiosos, engraçados, esquisitos, chocantes ou polêmicos. A cultura das tribos africanas é muito rica e por isso existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade e das crenças e tradições ocidentais.
Nós separamos alguns costumes, no mínimo diferentes, dessas tribos:
Tribo Surma
Essa tribo é composta por um povo isolado no sudoeste da Etiópia e suas mulheres têm como costume o uso de discos de madeira em seus lábios inferiores. Em ocasiões festivas, também costumam pintar seus corpos. O tamanho do disco é proporcional à grandeza do dote que a família da noiva pode pagar ao noivo. Elas só podem tirar o disco quando não há homens por perto. Para essa tribo, quanto maior o disco, mais bonita e rica é a mulher!
1.tribo surma
Tribo Ndebele e Padaung
A Ndebele fica em Lesedi na África. As mulheres que a habitam usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Segundo elas, as argolas servem para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.
1.tribo ndebele
Na tribo de Padaung, em Burma, as mulheres também têm o mesmo costume e são conhecidas como “mulheres girafas”. O pescoço delas é alongado utilizando anéis metálicos, que podem alcançar até 30 centímetros, e vçao sendo substituídos até atingirem a fase adulta.
Para o povo Padaung o pesçoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis feitos de latão e cobre, que também são colocados nos pulsos e tornozelos. Eles chegam a pesar até 12 quilos com 8.5 milímetros de diâmetro.
As mulheres retiram os anéis para tomar banho, mas, segundo elas, depois de dez anos contínuos usando essas argolas elas passam a sentir como se fossem parte do seu corpo.
1.tribo padaung
Tribos do vale do Omo
Os habitantes dessas tribos, que ficam no leste da África, usam elementos da natureza para a pintar e decorar o corpo. A região possui uma imensa paleta de cores – ocre vermelho, caulim branco, verde cobre, amarelo luminoso ou cinzento – que são extraídas de pedras em pó, barro, frutos e plantas.
Eles possuem uma criatividade e bom gosto ao escolher formas, texturas e combinar cores que dá inveja em qualquer produtor de moda. Olha só o vídeo feito em uma dessas tribos:
Tribos da Nigéria
Em algumas regiões da Nigéria, as mulheres fazem escarificações no corpo, marcas feitas com cortes na pele que representam fases importantes em suas vidas. Quando cicatrizam, os cortes ficam parecidos com uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes também são estéticas e símbolo de beleza.
As marcas começam a serem feitas  a partir dos  5 anos de idade, em partes específicas do corpo, obedecendo uma sequência. As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a sequência de desenhos estiverem completas.
1.tribo nigeria
Para quem quiser pesquisar mais sobre as tribos africanas, aqui vão os nomes de algumas: Afar, Éwés, Amhara, Árabes, Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobo, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Fangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus, Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.

Curiosidade: Tribo Mursi


Também conhecidos por Murzu, vivem na Etiópia, perto da fronteira com o Sudão. São criadores de gado. O seu dialeto também tem o nome de Mursi. As mulheres são famosas por usarem uns discos de barro no lábio inferior que lhes é colocado quando completam os 15 ou 16 anos de idade, sendo muito semelhantes aos discos encontrados na tribo brasileira Suyá.

Referência: http://prowebpt.com/2009/02/12/5-tribos-do-mundo/





Tribo Zulu


Guerreiros, ofereceram dura resistência a dominação inglesa e holandesa. Símbolo da África, souberam preservar sua cultura e manter, ainda a consciência de sua nacionalidade, uma das tribos mais fortes, e marcantes da África.
As mulheres cultivam a terra e as crianças são pastores. Os homens vivem para caça e para a guerra. Vestem-se de peles de animais, que depois de trabalhadas ficam finas como telas. O chefe usa uma pele de leopardo. Moram em choças em formas de cúpulas, sem janelas e facilmente desmontáveis. Quando morrem são enterrados sentados, com os olhos voltados para sua cabana.

Referência: www.toutinegra.com.br/.../tropa_zulu/O%20POVO%20ZULU.doc

África e as Tribos:

A África é constituida por diversas tribos, grupos étnicos e sociais, algumas com populações de milhares de pessoas, outra com seus grupos pequenos, mas que não escondem sua cultura ou tradição. Alguns países possuem mais de 20 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.
Algumas delas: Afar, Éwés, Amhara, Árabes, Ashantis, Bacongos, Bambaras, Bembas, Berberes, Bobo, Bubis, Bosquímanos, Chewas, Dogons, Fangs, Fons, Fulas, Hútus, Ibos, Iorubás, Kykuyus, Masais, Mandingos, Pigmeus, Samburus, Senufos, Tuaregues, Tútsis, Wolofes e Zulus.

Os Bembas


Os Bembas estão localizados na parte nordeste da Zâmbia. São o maior grupo étnico da província do norte da Zâmbia, são conhecidos como um povo da floresta. A localização do Bemba é bem regada. O solo é geralmente pobre, está coberto de mato, árvores baixas e escova. Estas são características comuns de um ambiente de cerrado típico Africano. 

Tradição:


Em algumas tribos africanas, as escarificações, marcas feitas com cortes na pele, registram fases importantes na vida de uma mulher. Os cortes são feitos na pele e quando cicatrizam parecem uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes tem função estética e servem para deixá-las mais bonitas. Em algumas regiões da Nigéria, as marcas começam a serem feitas cedo a partir dos 5 anos de idade, em partes específicas do corpo, obedecendo uma seqüência. As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a seqüência de desenhos estiverem completas.

Arte da África...

A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira.