SAFARIS NO QUÊNIA: OS MAASAIS


– Fomos visitar uma aldeia Maasai. Os maasais são umas das muitas tribos que formam o Quênia e a mais conhecida e popular. Preservam os costumes e tradições dos seus antepassados, mesmo em contato com a civilização. Muitos moram dentro e ao redor da Reserva Maasai Mara. (Na foto: fazendo fogo com o sistema de fricção de madeira)
Sua principal atividade é a criação de gado e suas casas são feitas do esterco do gado. (Detalhe da casa)

– Começaram a dançar e a primeira a “entrar na roda” foi a Martina. Depois ela confessou: “Naquele momento me senti como se fossem me colocar no caldeirão...”)
O troféu do guerreiro é a juba do leão que ele matou para mostrar que já é homem adulto. Um por um foi convidado a entrar na roda de dança e pode colocar o “cocar” de leão na cabeça por alguns instantes.
A dança dos pulos é um desafio para ver quem pula mais alto. Os melhores são os mais admirados pelas mulheres!!!!
Também fomos desafiados a pular, enquanto todos cantavam.
Depois as mulheres também cantaram no pátio interno da vila, construída em círculo e cercada com espinhos secos para impedir a entrada de animais ferozes à noite. No centro é guardado o gado durante a noite... podem imaginar a quantidade de esterco que havia ali onde caminhávamos...

Lidia e Martina foram convidadas a dançar com as mulheres também.

Fomos convidados e entrar numa das casas e ouvir um pouco das suas histórias e tradições.

Martin recebeu uma manta maasai de nosso amigo Mbandi (veja adiante).

Foto para a posteridade!

Mbandi foi nosso guia maasai na primeira vez que visitamos o parque Maasai Mara. Sabendo que ia encontrá-lo, levei um hinário luterano na língua maasai. Muitos dos hinos foram traduzidos dos tradicionais hinos em alemão, tendo a melodia escrita em alemão abaixo do título (como no nosso hinário luterano em português).

Levei também um PROCLAIMER – uma gravação de todo o Novo Testamento, em Swahili, que pode ser usado com energia elétrica, solar, ou a manivela.
Observem a riqueza de detalhes dos massais...

... mais detalhes...

Todo o serviço pesado, como carregar lenha, carregar água, construir as casas, é trabalho das mulheres na cultura maasai. Os homens cuidam do gado e defendem a vila contra os animais ferozes. Os ritos de passagem dos homens são: adolescência, guerreiro, ancião.

Na sua cultura, todo o gado do mundo pertence a eles. E como eram os primitivos proprietários de grandes áreas de terra, continuam considerando suas estas áreas, mesmo que hoje ocupadas pela cidade. Trazem seu gado para a cidade normalmente, muitas vezes interrompendo o trânsito... e os motoristas pacientes esperam. – Esta foto é num importante cruzamento a caminho de nossa casa em Karen.

Levam o seu gado também para dentro dos parques de preservação, afetando a pastagem da vida selvagem. (Este rebanho é no NNP).

Sofrem as conseqüências disto, pois muitas vezes seu gado é morto por leões e outros predadores. Vimos muitas carcaças de vacas no NNP (também devido à grande seca que se abate sobre o país inteiro).

Num os domingo de agosto um grupo maasai veio ao nosso culto no centro de Nairobi. Cantaram durante o culto...

e também após o culto no hall de entrada da igreja...

... dançando à sua maneira primitiva.

Daniel é parte deste grupo “tradicionalista” e é nosso amigo. Ele e sua esposa bordaram as estolas maasais que tenho e nos fizeram alguns outros artesanatos. (na foto: Carol, Daniel e Léo)

Agradecemos a Deus por nos dar esta oportunidade de ver tantas belezas naturais aqui no Quênia e de compartilhar um pouco esta nossa experiência com nossos amigos. Obrigado pela paciência. Se alguém conseguiu ver e ler este Blog até o fim, PARABÉNS! Gostaria que fizesse contato conosco e nos contasse que chegou até o fim:cwwinterle@yahoo.com.br Obrigado e abraços em todos.
Walter e Lídia